Proposta didática arte surrealista
W
N
E
Nós na Sala de Aula - Arte 6º ao 9º ano - unidade 3
S
Esta atividade tem o objetivo de despertar um olhar mais sensível no aluno. Através de imagens, ele terá que sentir e perceber as diferentes formas de expressar um conceito nas aulas de artes. No início, poderá demonstrar resistência ou até mesmo se sentir desestimulado, por não entender o conceito da arte abstrata. É preciso despertar a atenção no aluno para uma nova forma de se comunicar com a arte abstrata, pois é a que mais requer um olhar atento e questionador. É uma nova maneira de ver a arte, com a ausência da reprodução de objetos, paisagens e de outros elementos da arte figurativa.
Sabe-se que Kandinsky foi considerado o pai do abstracionismo, mas é preciso apresentar outros pintores que também se destacaram no processo de divulgação do movimento, ampliando o repertório cultural dos alunos.
Percebe-se a influência do pós-impressionismo e do cubismo em algumas obras. O desenvolvimento desses estilos levou às formas puras e naturais das linhas e das cores, como fez Mondrian. Para ele, o caminho era a ordem, pois estava vivendo o caos da 1ª Guerra Mundial. Já na 2ª Guerra houve o boom da arte americana, baseada nos movimentos de liberdade, em que o principal objetivo é a expressão do artista e a não representação. Pollock é seu o principal expoente.
Público-alvo: 7º ano
Duração: 3 aulas
Expectativas de aprendizagem
■■ Perceber a importância da arte abstrata para seu desenvolvimento como pessoa.
■■ Observar as mudanças da sociedade, que transformaram a arte.
■■ Desenvolver a criatividade na elaboração dos trabalhos.
Recursos e materiais necessários
■■ Rolo de papel craft, lápis tinta guache, pincéis, recipiente para lavar os pincéis, pano para limpá-los.
■■ Canson, lápis aquarelado, caneta hidrocor preta.
■■ Sabão em pedra (branco).
■■ Faca e clips.
Aplicação
Aula 1 - Introdução ao abstrato a partir do cubismo
Inicie a aula apresentando os slides e