Qui mica II
O ponto de fulgor é a menor temperatura na qual o produto gera uma quantidade de vapores que se inflamam quando o manuseio de uma chama, em condições controladas.
O ponto de fulgor está relacionado com a inflamabilidade e serve como indicativo dos cuidados a serem tomados durante o manuseio , transporte, armazenamento e uso do produto.
O teste consiste em aplicar uma chama padrão emu ma amostra de mistura biodiesel e oleo diesel, colocado em um vaso fechado e submetida a aquecimento, ate que os vapores gerados se inflamam, o que é detectado por um lampejo que se apaga logo após.
Ponto de Fluidez é a menor temperatura na qual o óleo combustível flui quando sujeito a resfriamento sob condições determinadas de teste. Ele estabelece as condições de manuseio e estocagem do produto. Especificam-se limites variados para esta característica, dependendo das condições climáticas das regiões, de modo a facilitarem as condições de uso do produto.
Ponto de Névoa é o momento em que o produto submetido a uma baixa temperatura começa a apresentar-se nebuloso (enevoado), nota-se a precipitação de parafina ou outras substancia contínuas.
Objetivo
- Determinar o ponto de fulgor da mistura oleo diesel e biodiesel pelo metodo vaso fechado Pensky-Martens e comparar com o padrão exigido pela agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
MATERIAS E REAGENTES
Equipamento de ponto de fulgor : vaso fechado Pensky-Martens;
Termômetro ;
Becher (100mL);
Mistura Óleo diesel e biodiesel .
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Encher a cuba com o substância a ser analisada até a marca de referência interna da mesma. Caso exceda a quantidade necessária, deve-se retirar o excesso com o auxilio de uma pipeta.
Colocar a cuba no aparelho e adaptar a tampa. Verificar se o dispositivo de posicionamento ou de travamento esteja adequadamente acionado, pois a sua não adequação pode levar ao escapamento de vapores voláteis durante o aquecimento. Inserir o termómetro