Altera O Da Cor Dos Vegetais Por Cozimento
Verificar a alteração de cor dos vegetais por cozimento
METODOLOGIA
Foi enumerado 3 béqueres e adicionado folha de couve picada e 150 ml de água no béquer 1 , no béquer 2 foi colocado a couve e 70ml de suco de limão , e no béquer 3 foi adicionado a couve picada , 65ml de suco de limão e 1 g de bicarbonato de sódio.Em seguida foi medido e anotado o pH de todas as substâncias e colocado todos os béqueres sobre uma chapa já pré aquecida por 20 minutos para que atingissem temperatura de ebulição.Após este tempo foi observado,comparado e anotado as mudanças dos vegetais.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
TABELA 1-COR DO VEGETAL ANTES E APÓS O AQUECIMENTO
BÉQUERES
COR INICIAL
COR FINAL pH inicial e final
1. Couve e água
Verde
Verde
7.00
2. Couve e suco de limão
Verde
Verde oliva
0-1
3. Couve, suco de limão e bicarbonato de sódio
Verde
Verde no meio, porém com a borda amarela
3.00
No béquer 1 não teve mudança alguma devido o cozimento ter sido feito apenas com água sem adição de nenhum tipo de substância ácida,não interferindo por tanto na pigmentação.
No béquer 2 a couve teve uma considerável mudança devido a adição do suco de limão e ao cozimento em alta temperatura, onde ocorreu uma mudança química na estrutura da clorofila,onde houve a substituição do íon Mg(II) por íons H+, proveniente do ácido cítrico do limão durante o cozimento.Essa reação é denominada feofitinização e a nova molécula formada é a feofitina. Durante esse processo, a cor verde da couve foi substituída pela cor verde amarelada.
No béquer 3 a couve permaneceu verde no meio, porém com as bordas um pouco amareladas, mas com quase nenhuma alteração no meio da couve.Embora também tenha sido adicionado o suco do limão, não houve formação de feofitina devido a adição do bicarbonato de sódio, que é um sal de caráter básico, reagindo portanto com o ácido cítrico do limão , neutralizando o mesmo e conseqüentemente impedindo a formação da feofitina.
CONCLUSÃO
A clorofila, que é uma substância