Artigo Est Gio II
JÚNIOR, Marcos Antonio Coelho; (Universidade Federal de Pernambuco – CAA)
RESUMO: O trabalho relata a experiência vivida durante o período do estágio supervisionado realizado em uma escola Estadual da cidade de Caruaru-PE. Durante esse período, foi possível executar atividades pertinentes e de grande importância na formação docente. Esse momento possibilitou um contato direto com a realidade da educação pública, sua realidade, suas dificuldades e como também seus objetivos, contribuindo grandiosamente para a formação de um futuro profissional da área, considerando que somente a formação acadêmica não é suficiente para formar um professor de qualidade.
PALAVRAS CHAVES: Vivência; educação; profissional.
INTRODUÇÃO: O estágio constitui-se no final, um momento de aprendizado de grande relevância para a fomação docente, possibilitando a aproximação das fundamentações téoricas vista na universidade, entender basicamente o funcionamento da escola básica, as medidas tomadas para propiciar e solidificar o processo de ensino-aprendizagem. Assim como o papel do docente em sala de aula diante da diversidade de alunos oriundos de diversos contextos sociais, culturais e econômicos; e o modo a ser repensando do “ensinar ciências”.
MATERIAL E MÉTODOS: O desenvolvimento das atividades do Estágio Supervisionado foi dividido em três etapas: Observação, Planejamento e Regência. A etapa de observação foi realizando em sala de aula, observando as aulas de Química em duas turmas do 3º ano do ensino médio, as turmas “A” e “C” ministrada pelo professor responsável pela disciplina quanto fora do ambiente de sala de aula e neste momento foi possível conhecer um pouco da infraestrutura da escola assim como a sua administração. A elaboração do planejamento das aulas foi realizada a partir de um projeto feito com a orientação do Professor da disciplina de estágio supervisionado II na Universidade. E o período de