Trabalho
TEXTOS:
O preço dos ovos e o custo do ensino universitário
Entre 1970 e 2007, o preço real dos ovos(em dólares) caiu 49%, enquanto o preço real da educação universitária subiu 105%. O que causou a grande queda no preço dos ovos e o grande aumento no preço da educação universitária? Podemos compreender as alterações sofridas pelos preços avaliando o comportamento da oferta e da demanda de cada bem.
(a)A curva da oferta de ovos deslocou-se para baixo como resultado da queda nos custos de produção, já a curva da demanda deslocou-se para esquerda como resultado da mudança nas preferências dos consumidores. Assim, o preço real dos ovos caiu drasticamente e o consumo aumentou ligeiramente. (b) A curva da oferta do ensino universitário deslocou-se para cima como resultado do aumento nos custos dos equipamentos, manutenção e pessoal. A curva da demanda deslocou-se para a direita como resultado do aumento de estudantes secundaristas querendo cursar uma universidade. Assim, tanto o preço real quanto o número de alunos matriculados cresceram significativamente.
No caso dos ovos, a mecanização das granjas reduziu bastante o custo da produção, deslocando a curva da oferta para baixo. Paralelo a isso, a curva da demanda por ovos movimentou-se para a esquerda à medida que a população ficou mais consciente e mudou os hábitos alimentares, passando a evitar os ovos. Como resultado, o preço real dos ovos caiu consideravelmente enquanto o seu consumo anual aumentou de 5.300 milhões para 7.400 milhões de dúzias. Na educação universitária, as curvas da oferta e da demanda deslocaram-se para direções opostas. O aumento no custo dos equipamentos e na manutenção de modernas salas de aula, laboratórios e bibliotecas, bem como o aumento de salários, deslocou a curva da oferta para cima. Ao mesmo tempo, a curva da