Proposta da Educação Inclusiva: Entendendo o Desafio
PROPOSTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTENDENDO O
DESAFIO
COSTA, Alessandra Tenório de Noronha Delfino da Silva1
SIQUEIRA, Simone Bueno de Lara2
RESUMO
Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão a respeito do processo da
Educação Inclusiva no Sistema Educacional de ensino regular apresentam-se pontos importantes relacionados à construção e o desenvolvimento desse processo.
Para o desenvolvimento deste estudo, inicialmente foi feita revisão bibliográfica para descrever teorias que abordassem a educação inclusiva no sistema regular de ensino, de modo, que desse embasamento para a análise dessa reflexão. A pesquisa se divide em exploratória pretendendo proporcionar familiaridade com o problema e o aprimoramento de ideias e; a explicativa explicando a causa de alguns fenômenos que poderá implicar na eficácia da realização da inclusão. Conclui-se que a escola poderá ser considerada inclusiva se realizar um projeto inclusivo que inclua diminuição quantitativa de aluno por sala, atendimento individualizado, professores capacitados e professores especializados em educação especial e inclusiva e, o envolvimento de toda equipe escolar, família e comunidade.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Inclusão. Politicas Públicas.
1INTRODUÇÃO
Atualmente à grande reflexão em torno da inclusão de pessoas com deficiência nas escolas de ensino regular tem como base o respeito à diversidade e a igualdade de oportunidade para todos.
1
Pedagoga (UNIESP/ campus Guarujá), Especialista em Psicopedagogia Clínico e
Institucional (UNINTER/ polo Guarujá).
2
Pedagoga (Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG), Especialista em
Educação Especial (ESAP), Orientadora de TCC do Grupo UNINTER.
2
Partindo dessa premissa, a problematização deste estudo origina-se dos seguintes questionamentos: A educação inclusiva beneficia a quem? Quem esta sendo beneficiado com o processo de inclusão no ensino regular? A criança com deficiência encontra um