Professor
A identificação de íons do grupo III (Al3+, Cr3+ Fe2+ e Fe3+) e do grupo IV (Ba2+, Ca2+ e Sr2+) através de reações, usando soluções especificas permitindo a descoberta dos íons em amostras desconhecidas.
Introdução Os íons são classificados em grupos diferentes, que ao realizar reações de determinadas amostras com soluções especificas que permitam a identificação dos mesmos, é possível saber cada qual íon correspondente ao seu grupo esta presente na amostra, dependendo do que ocorre no momento das reações e o produto final formado, por exemplo, liberação de gases, mudança de colorações, formação ou não de precipitado, presença de duas fases na mistura e outras.
Soluções de sulfetos, hidróxidos e carbonatos são muito comuns na identificação de determinados íons correspondentes dos grupos III e IV, onde de acordo com o nosso procedimento analítico pode-se constatar que para cada dessas diferentes soluções usadas conseguiu-se a identificação dos íons de forma esperada.
Com isso pode-se afirmar que a identificação e classificação de íons mais comuns dos grupos acima citados baseiam-se nas diferentes solubilidades de seus carbonatos, hidróxidos e sulfetos.
Materiais e Reagentes:
Béqueres;
Conta Gotas;
Peras;
Pipetas;
Suporte para tubos de ensaio;
Tubos de Ensaio;
Solução de sulfeto de amônio 0,50 mol/L;
Solução de hidróxido de amônio 0,20 mol/L;
Solução de peróxido de hidrogênio 3%;
Solução de ácido clorídrico 1,0 mol/L;
Solução de hidróxido de sódio 0,20 mol/L;
Solução de hexacianoferrato (III) de potássio;
Solução de hexacianoferrato (II) de potássio;
Solução de tiocianato de amônio;
Solução de éter etílico;
Solução de cloreto de amônio 1,0 mol/L;
Solução de carbonato de amônio 0,20 mol/L;
Solução de oxalato de amônio 0,20 mol/L;
Solução de cromato de potássio 0,20 mol/L;
Solução de ácido acético 0,20 mol/L;
Solução de ácido sulfúrico 0,10 mol/L.