Antes da porteira
No Brasil, não existe uma política forte de incentivo à produção agropecuária.
Os famosos subsídios que o governo dos Estados Unidos e a União Europeia fornecem aos seus produtores não existem aqui. Vamos deixar claro que os subsídios são incentivos financeiros que o Estado oferece para os produtores, ajudando-os a cobrir os gastos da produção. No Brasil, esses incentivos não são o normal e pode-se dizer que são praticamente inexistentes.
Comunicação
A comunicação é fundamental para o sucesso de um empreendimento. Sem comunicação adequada e moderna o produtor está fadado ao fracasso. Todos os modos de comunicação presentes na cidade são necessários nas propriedades rurais. Telefone, fax, celular, internet entre outros são uma realidade na produção agropecuária. Através de uma comunicação eficiente o produtor consegue identificar corretamente a demanda por seus produtos, pode fazer uma divulgação mais eficiente daquilo que ele oferece. Ou seja, através da comunicação eficiente e adequada o produtor estará totalmente ligado aos acontecimentos que interferem em sua atividade sem precisar estar presente na cidade.
Infraestrutura
A infraestrutura interna e externa é de fundamental importância no agronegócio. A infraestrutura interna diz respeito às instalações da propriedade rural: os currais, a sede da fazenda, os armazéns e todas as demais construções que dão suporte a produção. A infraestrutura externa também tem importância fundamental no agronegócio. Principalmente nas vias de acesso da produção, as estradas que chegam e saem das propriedades rurais é um fator que será usado na estipulação de preço do produto.
Mão de Obra
A aquisição de mão-de-obra especializada é uma dificuldade que os produtores rurais encontram no Brasil. Normalmente o nível de instrução das pessoas que trabalham no campo é muito baixo. Criou-se no Brasil uma mentalidade de que as pessoas que trabalham no campo não precisam de instrução, pois se trata de