ENEM
Português
Professor: Eduardo Valladares
04/11/2014
Gêneros Textuais
1. OS GÊNEROS DISCURSIVOS
Os textos, em geral, podem ser agrupados em cinco grandes grupos, de acordo com suas características estruturais, linguagem e finalidade. Esses grupos formam os chamados gêneros textuais e foram construídos para preencher as necessidades de interação linguística dos usuários. São os seguintes os tipos de texto mais comuns:
a) Relatar: histórias reais que funcionam para perpetuar as ações humanas no tempo.
Já não sei o que sou, nem que faço, nem o que desejo! Espedaçam-me mil comoções contrárias... Há lá mais lastimoso estado! Amo-te perdidamente e modero-me o bastante para não desejar que sejas assim atribulado... [...] Adeus, mais uma vez!... Escrevo-te cartas tão compridas! Não tenho consideração por ti! Peço-te perdão e ouso esperar que tenhas indulgência por esta pobre louca, que o não era, bem sabes, antes de te amar. Adeus, parece-me que falo em demasia do lastimoso estado em que me encontro. Mas, de fundo do coração, te agradeço o desespero que me causas e detesto a tranquilidade em que vivia antes de conhecer-te. Adeus! A minha paixão aumenta a cada hora. Ai! Quantas coisas tinha ainda para te dizer!...
(Sóror Mariana Alcoforado. Cartas de amor.In: Massaud Moisés. A literatura portuguesa através de textos. 17. ed São Paulo: Cultrix, 1988. p. 175-6.)
b) Narrar: histórias de ficção que pretendem contar, de forma coerente, um determinado acontecimento. "Policarpo era patriota. Desde moço, aí pelos vinte anos, o amor da Pátria tomou-o todo inteiro.
Não fora o amor comum, palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente. ( ... ) o que o patriotismo o fez pensar, foi num conhecimento inteiro de Brasil. ( ... ) Não se sabia bem onde nascera, mas não fora decerto em São Paulo, nem no Rio Grande do Sul, nem no Pará.
Errava quem quisesse encontrar nele qualquer regionalismo: Quaresma era antes de tudo