Agronegócios - antes, dentro e após a porteira
Disciplina: Agronegócios
Professor: Régis
Aluna: Elizeth Rodrigues Fernandes
Empresas que atuam no “Antes, Dentro e Após a Porteira”
Empresa Modelo: Louis Dreyfus Commodities – Divisão Citrus
Introdução
A Louis Dreyfus Commodities atua na originação, produção, transporte, armazenagem e comercialização de seus produtos agrícolas. Trataremos apenas das operações no setor de sucos cítricos, onde a empresa está entre as 10 maiores exportadoras do país.
No Brasil, a LDC conta com 4 fábricas de processadoras de citrus (Engenheiro Coelho-SP, Matão-SP, Bebedouro-SP, Paranavaí-PR e o Terminal de Santos-SP.
1) "Antes da porteira" - Atuação da empresa no planejamento estratégico do processo do agronegócio;
A organização possui mais de 160 anos de mercado. Acompanhou a evolução da moeda e o crescimento da demanda no mercado. Contudo, isso gerou interesse de exploração em outras áreas, como as commodities, produtos padronizados.
Um dos diferenciais da LDC, é que a empresa não só faz uso das matérias-primas de seus fornecedores, a empresa possui também mais de 30 mil hectares somente de laranja.
O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos nas tomadas de decisões. Os impactos de suas decisões são de longo prazo e podem gerar dano tanto à empresa como o campo.
Por isso durante o período de entre safra a empresa está engajada como um todo em otimizar a sua próxima colheita.
Para isso são acordados com os fornecedores as compras de insumos, defensivos, etc. Contratados os “safristas” - funcionários que trabalham somente no período de safra. A fábrica recebe manutenção bem como os equipamentos e os caminhões utilizados na fazenda.
São revisados planos e metas de acordo com as oscilações do mercado.
2) "Dentro da porteira" - O plantio, acompanhamento do desenvolvimento até colheita:
A divisão de sucos sediada em São Paulo-SP, gere as fazendas com o apoio de profissionais da área,