proposta curricular rio de janeiro
DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – 2010
Trata-se de um documento elaborado em 2010, que é uma releitura da Reorientação Curricular, publicada em 2006, que continua servindo como fundamento e referência do que deve ser trabalhado em sala de aula. A atual Proposta Curricular não tem como objetivo substituir a antiga proposta, apenas buscou compatibilizá-la a referências oficiais do governo federal.
Tendo como foco principal o movimento corporal, o objetivo geral é “desenvolver uma prática corporal que possibilite ao indivíduo ser educado para a vida, no sentido de favorecer-lhe a descoberta de múltiplas possibilidades de se expressar corporalmente, de forma crítica, no mundo”. De acordo com os objetivos específicos, o professor deve (preferencialmente utilizando o trabalho interdisciplinar) propiciar um desenvolvimento total dos alunos, para que estes sejam capazes de intervir na realidade social em que se encontram, identificando, compreendendo e selecionando suas atividades físicas de acordo com seus objetivos, interesses e necessidades. Para transformar os alunos em atores sociais é necessário que o conhecimento não lhes seja transmitido de forma fragmentada, mas sim “de forma que as manifestações corporais possam ter objetivos como: saúde, qualidade de vida, beleza, lazer, prazer e até mesmo rendimento esportivo”.
Dentro dos conteúdos utilizados para que esses objetivos sejam alcançados, os principais pilares dessa proposta curricular são os jogos, as vivências cooperativas, a ludicidade e, claro, o movimento corporal. Uma novidade foi a estruturação destes conteúdos em bimestres, cada qual com seu foco específico. A proposta curricular apresenta um quadro que lista quais conteúdos serão trabalhados em cada bimestre de cada série do Ensino Médio. As modalidades esportivas (individuais ou coletivas) encontram-se presentes em todas as séries do Ensino Médio. Os demais conteúdos são os jogos populares, lutas