proposicao de intervenção no curtume
Quadro 1. Avaliação da organização do trabalho, das condições de trabalho e da insatisfação.
Organização
Intervenção
Condições
Intervenção
Insatisfação
Intervenção
Ausência de uniformes
O empregador deve fornecer os uniformes de trabalho, quando seu uso for exigido legalmente. Caso contrário, podem os trabalhadores reivindicar os uniformes e em comum acordo com o empregador reivindicar, também, a higienização dos mesmos. Lembrando que os uniformes devem atender ao que determina a NR 6.
Prejuízos a dispersão de gases e ventilação.
Primeiramente buscar a causa da dispersão de gases e da pouca ventilação. Sanar a origem do problema. Paralelamente, necessita-se, urgentemente, a verificação da utilização dos equipamentos de proteção individual, sem o qual o funcionário será penalizado. O mercado disponibiliza vários tipos de máscara, cabe ao empregador avaliar qual omodelo que oferece maior aspiração de oxigênio e ofertá-la ao funcionário.
Demora na reposição de botas.
A reposição de qualquer equipamento de segurança deve ser feita prontamente, a partir do momento em que for detectado qualquer anomalia que possa colocar em risco a saúde e segurança do trabalhador. Reivindicação feita pelo trabalhador deve ser considerada e analisada de imediato.
Reduzida noção de demanda de trabalho e conseqüente extensão aumentada de jornada de trabalho
O empregador deve estabelecer horários para recepção de couro de tal forma que os primeiros processamentos necessários sejam finalizados dentro do horário normal de saída dos funcionários
Maquinário antigo com prejuízos a reposição de peças danificadas
Recomenda-se revisão, urgente, em todos maquinários e em seguida manutenção constante. Colocar na pauta a análise financeira visando a possibilidade de se adquirir novos maquinários. O mal funcionamento de um maquinário antigo demanda esforços ergonômicos