Propagação de ondas em cabos
IGOR DE SOUSA MEDEIROS TORRES
PROPAGAÇÃO DE ONDAS EM CABOS
CAMPINA GRANDE ABRIL DE 2011
IGOR DE SOUSA MEDEIROS TORRES
PROPAGAÇÃO DE ONDAS EM CABOS
Relatório do experimento “Propagação De Ondas Em Cabos” para obtenção de nota na disciplina Técnicas de Alta Tensão, ministrada pelo Prof. Dr. Edson Guedes da Costa.
Campina Grande Abril de 2011
3
1 – Introdução
A transmissão de energia nas linhas de transmissão é realizada por intermédio de cabos condutores que servem de caminho para o tráfego do sinal de tensão proveniente das unidades geradoras. Entretanto, as linhas de transmissão podem servir como via para ondas viajantes provenientes de surtos, sejam eles atmosféricos ou de manobra. As ondas apresentam comportamentos típicos para terminações nos cabos de diferentes naturezas. Para natureza resistiva, se a resistência é nula, comportando-se como um curto-circuito, a onda de reflexão será negativa e com magnitude da onda incidente. Se a impedância terminal possuir o mesmo valor da impedância da linha, não haverá reflexões de tensão ou corrente. Para uma grande resistência terminal, a onda de tensão será positiva será igual à onda incidente. Além de impedância resistiva, impedâncias capacitivas e indutivas também são possíveis e serão estudadas nesse relatório.
2 – Materiais
Para o experimento foi utilizado osciloscópio Tektronix, cabos blindados e uma fonte de sinais de ondas quadradas com freqüência de 1 kHz.
R1
Z0 Z0 R2 Osciloscópio
Figura 1 – Circuito de medição com resistores nos extremos do cabo
Além disso, blocos de resistores, capacitores e indutores variáveis foram utilizados no circuito para simular os diferentes tipos de impedâncias terminais. Os valores da pressão, umidade e temperatura no laboratório durante a realização do experimento foram: , e .
3 – Métodos
Foram feitos em