Meios de transmissão
O primeiro elemento necessário para o estabelecimento de uma comunicação entre dois pontos é o meio de transmissão, que é parte integrante do canal de comunicação descrito no Capítulo 2. As características do meio definem, em boa parte, as características do canal.
Os meios de transmissão usualmente utilizados nas redes de telecomunicações são: o par metálico, o cabo coaxial, a fibra óptica e a atmosfera como meio de transmissão nas redes sem fio. A seguir, apresentamos as principais características de cada um, suas limitações e aplicabilidade.
Uma análise profunda de cada tipo de meio de transmissão foge do escopo desse texto, pois envolve o estudo do eletromagnetismo e suas aplicações, com análises matemáticas complexas. O leitor interessado pode consultar, dentre outras, as referências [1] e [2] para um estudo completo sobre linhas de transmissão metálicas (par trançado e cabo coaxial), a referência [3] para uma análise detalhada das fibras ópticas e a referência [4] para o estudo da propagação das ondas eletromagnéticas.
4.1. Par Trançado
O par trançado é constituído de um par de fios de cobre trançados, que pode ser blindado por uma capa metálica, denominado de STP (Shielded Twisted Pair), ou não blindado, denominado de UTP (Unshielded Twisted Pair). O par blindado oferece como vantagem maior imunidade a interferências e como desvantagens: custo mais elevado e maior dificuldade de manuseio. A Figura 4.1 ilustra a aparência de dois cabos com quatro pares, um cabo STP na parte (a) e um cabo UTP na parte (b).
O par trançado é um meio de transmissão comum para conexões de curtas distâncias. Ele está presente na rede de acesso, interconectando o ambiente do usuário à central local, nas redes telefônicas privativas das empresas (redes PABX – Private Automatic Branch Exchange) e nas redes locais Ethernet. O par trançado também foi bastante utilizado para interconexão de centrais telefônicas (cabos de pares), mas esta aplicação está