Elemento: praseidímio

1773 palavras 8 páginas
SLIDE 2 Há hoje duas maneiras de se conseguir o praseodimio, a forma natural ou extração e a forma articial ou produção.
O praseodímio foi descoberto em 1885 em Viena, pelo cientista austríaco Carl F. Auer von Welsbach, que o separou de um composto denominado didímio, em dois elementos raros, o praseodímio e o neodímio, que originaram sais de diferentes cores. Normalmente é encontrado em somente dois tipos de minerais, que são a Monasita e a Bastnasita. Os principais países explorados e produtores são a China, Estados Unidos, Brasil, Índia e Austrália.
As terras raras ou metais de terras raras são, de acordo com a classificação da IUPAC, um grupo relativamente abundante de 17 elementos químicos, dos quais 15 pertencem na tabela periódica dos elementos ao grupo dos lantanídeos , elementos que ocorrem nos mesmos minérios e apresentam propriedade físico-químicas semelhantes.
Os elementos que constituem o grupo das terras raras foram inicialmente isolados sob a forma de óxidos, recebendo então a designação de"terras", à época a denominação genérica dada aos óxidos da maioria dos elementos metálicos. Por apresentarem propriedades muito similares, serem apenas conhecidos em minerais oriundos da Escandinávia e por serem de difícil separação, foram considerados "raros", daí resultando a denominação "terras raras", ainda hoje utilizada, apesar de alguns deles serem comparativamente abundantes na composição crustal da Terra.
É estimado que cerca de 97% das terras-raras estejam localizadas na Ásia, especialmente na China, que detém 2/3 das reservas globais. Com praticamete o monopólio chinês das terras-raras, o preço desses commodities se valorizou muito no mercado mundial.
No Brasil, as ocorrências de Terras Raras são numerosas, com reservas geológicas importantes. Os três depósitos principais do país encontram-se no Planalto de Poços de Caldas (MG), em Catalão (GO) e no Complexo Carbonatítico de Araxá (MG). Já a forma atificial ocorre pela redução do cloreto ou

Relacionados