Meios de transmissao
O Ruído :
Pode ser definido como todo e qualquer tipo de interferência externa que exercida sobre um sinal com fim a distorcê-lo.
Telefone Analógico — Em um telefone analógico, temos inicialmente um sinal de voz humana, criado pelo sistema fonador de um usuário. Este sinal é uma onda sonora. Esta onda é transmitida pelo ar até um microfone, que gera um sinal elétrico, que é transmitido por fios. Esta transmissão pode envolver filtragens, amplificações e modulações. Um sinal elétrico é por fim recebido por outro aparelho, e é levado até um fone, que gera novamente um sinal acústico que é transmitido até os ouvidos do outro usuário.
Atenuação: É uma diminuição da potência do sinal ao longo de seu percurso. Esta diminuição dá-se de forma logarítmica e normalmente é expressa na forma de decibéis por unidade de comprimento.
Telefone digital — Em um telefone digital, o sinal elétrico é eventualmente convertido em um sinal de tempo discreto e digital. Este sinal binário é transmitido eletricamente, e convertido por fim em um sinal elétrico analógico, que pode ser decodificado pelos mesmos aparelhos do sistema acima.
Ecos: Este é um tipo de perturbação que é causado pela descontinuidade de impedância em meio de transmissão. Esta descontinuidade faz com que parte do sinal seja refletido no sentido contrário ao de transmissão causando interferência sobre os próximos sinais a serem transmitidos; Disco de Vinil — Um disco de vinil é uma superfície circular plástica que possui uma ranhura espiralada que é varrida por uma pequena agulha. As vibrações mecânicas desta agulha dão origem a sinais elétricos que são amplificados e transformados finalmente em ondas sonoras.
CD — Um compact disc é uma superfície