Angela
Os ventos levantam a poeira do solo carregando os microrganismos
A superfície da terra, solo e água representa a fonte de microrganismos encontrados na atmosfera. Os ventos levantam a poeira do solo e as partículas de pó carregam os microrganismos para o ar. (PELCZAR, 1996a). Os ventos levantam poeira do solo e outras partículas, as quais podem estar associadas a microrganismos.
Na camada superior, a turbulência se encarrega de transportar essas partículas, que podem conter microrganismos, para outros locais. As gotas de água contendo microrganismos que estão presentes no ar podem ser originadas da superfície de oceanos, baías e outras coleções naturais de água, e entram assim na atmosfera.
Muitas dessas gotículas de água são produzidas pelas rupturas de bolhas de ar na superfície aquática. A camada superficial da água (0,1mm de profundidade) é denominada de microcamada e contém muito mais microrganismos do que as camadas mais profundas. Gotículas que emergem de microcamadas podem contribuir significativamente para a formação da população microbiana na atmosfera acima da água.
A distribuição de microrganismos no ar, acima do mar e em diferentes instâncias da terra, é mostrada pelos dados constantes. (PELCZAR, 1996a). Alguns microrganismos possuem uma parte do ciclo de vida relacionado à dispersão no meio.
Os fungos são microrganismos que utilizam o ar para o seu lançamento no meio ambiente. Além desses microrganismos encontrados na atmosfera há vários processos industriais, agrícolas e municipais que podem produzir aerossóis carregados de microrganismos. (PELCZAR, 1996a).
Os ambientes e atividades que são mais propensas a carregar microrganismos para o ar são:
- As águas de reuso da irrigação da lavoura e de florestas com efluentes de esgoto, mediante o uso de borrifadores.
- Incineradores mal operados ou que não possuem filtro UEPA, que evitam a liberação de particulados e poluentes para o ar.
-