Manutenção preventiva
1 INTRODUÇÃO
Existem duas formas para a propagação duma onda de um ponto emissor a um ponto receptor. Uma é conhecida como Propagação Guiada e está tipicamente associada à propagação em cabos. A outra é conhecida como Propagação em Espaço Livre e está tipicamente associada às comunicações rádio. Cada uma destas formas de propagação apresenta características próprias que importa conhecer, para que, nas disciplinas de sistemas de telecomunicações em particular, se possa compreender as opções tomadas e simultaneamente se consigam resolver alguns problemas, inerentes ao planeamento desses sistemas. O objecto de estudo da disciplina de Propagação I é a propagação guiada de ondas. Em primeiro lugar apresenta-se um conjunto de fenómenos associado a este tipo de propagação, mostrando-se sempre a consequência prática da sua existência. Definem-se igualmente muitos conceitos associados ao tema. A disciplina centra-se depois nalgum desenvolvimento matemático que permite uma melhor compreensão de alguns pontos e sobretudo, a possibilidade de quantificação de determinados parâmetros associados aos fenómenos de propagação. Termina-se com a resolução de alguns problemas e com a apresentação de situações práticas esclarecedoras da importância dos temas estudados.
1.1
Propagação Guiada e Propagação em Espaço Livre
Propagação Guiada Na propagação guiada, a onda está confinada a um espaço limitado e a trajectória da sua propagação é a trajectória seguida pelo canal físico (guia de onda) que a suporta - figura 1. Diz-se muitas vezes que a transmissão suportada nesta forma de propagação é feita em circuito fechado. Deste facto resultam alguns aspectos importantes que tornam a propagação guiada mais vantajosa, nalgumas aplicações.
Figura 1 – Esquema ilustrativo da propagação num Guia de Onda
Na propagação guiada não existem perdas de energia por dispersão espacial, ou se existem, são baixas e estão associadas apenas a alguns guias. É também uma