Pronomes de Tratamento
Os pronomes de tratamento são palavras e locuções utilizadas para designar o interlocutor. Por isso, funcionam como pronomes pessoais. Para que você conheça os principais pronomes de tratamento e as abreviaturas que recebem, na escrita, veja o quadro.
Emprego dos pronomes de tratamento
São usados sempre com forma verbal de 3a pessoa, embora estejamos nos dirigindo diretamente a pessoa que requer esse tratamento
Também são considerados pronomes de tratamento o senhor, a senhora você
São usados com outros pronomes, qu8ando for o caso, também na 3a pessoa gramatical A forma por extenso demonstra maior respeito, maior deferência, sendo de rigor em correspondência dirigida ao Presidente da República. Fique claro, no entanto, que qualquer forma de tratamento pode ser escrita por extenso, independentemente do cargo ocupado pelo destinatário.
Pronomes Possessivos
Pronomes possessivos indicam, principalmente, uma relação de posse, ou seja, indicam que alguma coisa pertence a uma das pessoas do discurso. A forma que o pronome possessivo assume concorda com a pessoa gramatical a que se refere pessoa do discurso e varia em gênero masculino e feminino e número. plural e singular de acordo com aquilo que é possuído. Singular 1ª pessoa do singular (eu) - meu, minha, meus, minhas . 2ª pessoa do singular (tu) - teu, tua, teus, tuas. 3ª pessoa do singular (ele/ela) - seu, sua, seus, suas.