Meio de comunicações
ELAINE CRISTINA
FRANK KENEDI DOS SANTOS JUNIOR
LETÍCIA DOS REIS
LETÍCIA
MARIANA
MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
PIRACICABA
2014
DENIZE IGNÁCIO
ELAINE CRISTINA
FRANK KENEDI DOS SANTOS JUNIOR
LETÍCIA DOS REIS
LETÍCIA
MARIANA
MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
Trabalho apresentado como exigência parcial para obtenção de nota, apresentado à disciplina de Comunicação Empresarial, curso de Ciências Contábeis, faculdade Dom Bosco. Orientador (a): Prof.ª Carla Mendes.
PIRACICABA
2014
RESUMO
Desde os primórdios da humanidade, o homem sempre sentiu a necessidade de se comunicar, tanto como forma de sobrevivência, ou como meio de dominação e liberdade de expressão. Acredita-se que a primeira forma de comunicação teria sido através de grunhidos e gritos, depois com os desenhos em cavernas, onde desenhavam o seu cotidiano. A escrita surgiu em várias civilizações em épocas bem próximas, e foi se desenvolvendo ao longo dos anos.
O crescimento do ensino propiciou um grande avanço para difundir informação, pois o conhecimento era limitado a um grupo de pessoas, depois, expandiu-se e deu origem ao primeiro meio de comunicação de massa, o jornal. Juntamente com a tecnologia, surgiu o rádio, a televisão, o cinema, as revistas e décadas depois a internet. Vale ressaltar que “comunicação de massa” é a via de disseminação de idéias de um emissor para um grande número de receptores ao mesmo tempo.
O objetivo deste trabalho é mostrar o surgimento dos canais de comunicação, a sua evolução e como são atualmente. Também como eles atuam em meio à sociedade através dos anos. Palavras-chave: Meios de comunicação de massa. Surgimento dos meios de comunicação.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O termo “comunicação em massa” trata-se da ideia de transmitir e disseminar uma mensagem para o maior número de pessoas possível. Para que isso ocorra, é necessário que os meios utilizados para a