pronomes de tratamento
Vossa Excelência : Para o/a presidente da República, senadores/as da República, ministros/as de Estado, governadores/as, deputados/as federais e estaduais, prefeitos/as, embaixadores/embaixadoras, cônsules, chefes/as das Casas Civis e Militares. Somente o presidente da república usa o pronome de tratamento por extenso, nunca abreviado.
Vossa Magnificência: Para reitores/as de Universidade, pró-reitores/as e vice-reitores/as.
Vossa Senhoria : Vereadores/as; Para diretores/as de autarquias federais, estaduais e municipais, Escrivães e Agentes de Polícia (Civil ou Federal).
Judiciárias[editar | editar código-fonte]
Vossa Excelência: para Magistrados (Juízes de Direito, do Trabalho, Federais, Militar e Eleitoral), Membros de Tribunais (de Justiça, Regionais Federais, Regionais do Trabalho, Regionais Eleitorais), Ministros de Tribunais Superiores (do Trabalho, Eleitoral, Militar, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal), Presidente do CNJ, o Procurador-Geral da República e demais membros do Ministério Público1 .
Meritíssimo Juízo : para referência ao Juízo, dentro de processo judicial.
Executivo e Legislativo[editar | editar código-fonte]
Vossa Excelência : para chefes do Executivo (Presidente da República, Governadores e Prefeitos), Ministros de Estado e Secretários Estaduais, para Integrantes do Poder Legislativo (Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Presidente de Câmara de Vereadores), Ministros do Tribunal de Contas da União e para Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais.