PRONOMES DE TRATAMENTO
O que é? É a palavra que auxilia numa linguagem mais formal empregada da mesma maneira que os pronomes pessoais. Segundo os gramáticos, estes pronomes pertencem à terceira pessoa, mas substituindo o "tu" (informal) da segunda pessoa. No português brasileiro, o pronomes de tratamento você (contracção de Vossa Mercê) é em várias regiões usado em substituição ao pronome pessoal tu, sendo em prática (geralmente) tido como pronome pessoal.
Entre os pronomes pessoais, incluem-se os pronomes de tratamento, que se referem à segunda pessoa do discurso, mas cuja concordância é feita em terceira pessoa.
Exemplos/Modelos
Vossa Excelência (V. Ex.ª): Para o/a presidente da República, senadores/as da República, ministros/as de Estado, governadores/as, deputados/as federais e estaduais, prefeitos/as, embaixadores/embaixatrizes, cônsules, chefes/as das Casas Civis e Militares. Somente a presidente da república usa o pronome de tratamento por extenso, nunca abreviado.
Vossa Senhoria (V. S.ª): Vereadores/as; Para diretores/as de autarquias federais, estaduais e municipais.
Vossa Excelência (V. Ex.ª): para oficias generais - (Almirantes de Esquadra, Generais de Exército e Tenentes Brigadeiros; Vice-Almirantes, Generais de Divisão e Majores Brigadeiros; Contra-Almirantes, Generais de Brigada e Brigadeiros e Coronéis Comandantes das Forças Auxiliares dos Estados e DF (Polícias Militares e Bombeiros Militares).
Vossa Magnificência (V. Mag.ª): Para reitores/as de Universidade, pró-reitores/as e vicereitores/as.
Vossa Santidade (V. S.):Para o papa.
Vossa Excelência (V. Ex.ª): para Magistrados (Juízes de Direito, do Trabalho, Federais, Militar e Eleitoral), Membros de Tribunais (de Justiça, Regionais Federais, Regionais do Trabalho, Regionais Eleitorais), Ministros de Tribunais Superiores (do Trabalho, Eleitoral, Militar, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal), Presidente do CNJ.
Vossa Excelência (V. Ex.ª): para chefes do Executivo