ergonomia
A antropometria foi definida como a ciência de medida do tamanho corporal (NASA, 1978). Sendo ela o ramo das ciências biológicas que tem como objectivo o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana. Como diz Sobral (l985) "o método antropométrico baseia-se na mensuração sistemática e na análise quantitativa das variações dimensionais do corpo humano".
O tamanho físico de uma população pode ser determinado através da medição de comprimentos, profundidades e circunferências corporais.
A antropometria divide-se em: Somatometria,Cefalometria,Osteometria, Pelvimetria,Odontometria mas vamos nos ater apenas somatremia que consiste na avaliação das dimensões corporais do indivíduo
1.1. Perspectiva histórica da antropometria
Vitrúvios via a ciência das proporções humanas como um principio fundamental na concepção.Foi dele o sistema de proporções humanas mais detalhado que nos chegou dos tempos clássicos.
Foi provavelmente Albrecht Dürer (1471-1528) que marcou o inicio da ciência antropometrica. Ele tentou categorizar a diversidade de tipos físicos humanos de acordo com uma observação sistemática e medição de um largo número de pessoas. No entanto, neste período renascentista a teoria da estética permanecia a mais importante. O desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) é uma das imagens mais conhecidas.(colocar imagem)
A ciência antropométrica desenvolveu-se no século XIX e princípio do século XX.onde tentavam se classificar a raça humana pelo tipo fisico.Na última parte deste século tem se concentrado no crescimento humano e classificação de características físicas.
O corpo é amparado por um esqueleto que serve para conter os vários órgãos e para proporcionar aos músculos uma sustentação. Ele está dividido em cabeça, pescoço, tronco e membros. Os ossos, elementos do esqueleto, são unidos pelas articulações e postos em movimentos pelos músculos. Os músculos do pescoço e da nuca têm a função de movimentar a cabeça