Promoções de vendas
Traz resultados em curto prazo e gera valor para a marca, e um maior relacionamento entre clientes x empresa, envolvendo o consumidor final, fazendo com que este se relacione melhor com a empresa.
A promoção de vendas tem crescido dentro do composto de marketing em importância e faturamento, pois proporciona segmentar a comunicação com o cliente, possibilitando assim uma margem maior de resultados já que a informação sobre a marca ou produto chega diretamente ao consumidor foco.
Gera resultados em curto prazo, pois influencia o consumidor de diferentes formas, apresentando diretamente o produto/ serviço ao consumidor alvo, bem como trás todos os benefícios que uma promoção pode oferecer: como brindes, prêmios, viagens e outros mais; gerando uma maior captação de clientes.
Este relacionamento proporcionado com a promoção de vendas, ou seja, este contato direto com o consumidor no momento de decisão da compra proporciona influenciar o consumo, efetivando e maximizando as vendas.
Em diversas literaturas (KOTLER; KELLER, 2006, PANCRAZIO, 2000, FERRACCIÙ, 2003, HIMP, 2002, YANAZE, 2007) a promoção de vendas é descrita como uma ferramenta de comunicação que possibilita o contato direto do produto e serviço com o consumidor. Dessa forma facilita-se o processo de interação e de experiência por parte do consumidor com a marca, o que possibilita conhecer o consumidor e criar argumentos para o consumo do produto, serviço e marca mais efetivos que a propaganda.
Para realizar a promoção de vendas, deve-se ter um cuidadoso planejamento, pois faz parte de uma estratégia de marketing que objetiva atingir determinadas metas.
Segundo Ferracciù (2003, p.143) afirma que uma campanha promocional, quando atende a princípios e premissas de marketing que permite aferir e avaliar, com antecedência a eficácia das ações por ocasião de seus planejamentos, tem tudo para ser bem sucedida. Ferracciù 2003) divide esses princípios