Promoção de vendas
Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do promocional mix. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço.
Basicamente a função da promoção de vendas é ocasionar estímulos capazes de excitar a demanda de um dado produto, e de explorar a fidelidade à marca cujos resultados são sentidos de imediato.
A promoção de vendas atua para:
• acelerar as vendas;
• bloquear a penetração da concorrência;
• aditar novas razões de consumo;
• reativar um produto cujas vendas tenham entrado em declínio;
• divulgar um novo produto;
• aumentar a eficiência e a eficácia da força de vendas;
• injetar estímulos na rede de intermediários.
Os consumidores se interessam mais nos apelos que ofereçam uma vantagem econômica. Ao adquirirem um produto a preço abaixo do normal do mercado, o consumidor adquire uma sensação e sentimento de esperteza. Assim, mesmo quando o consumidor se recusa a se autogratificar, a promoção é um empurrão para ele se decidir a comprar.
Abaixo as ferramentas da promoção de vendas:
VALE BRINDE
É a promoção em que o consumidor, ao achar o vale-brinde dentro do produto, ganha o prêmio prometido. A sua eficiência está no fato de que a sorte depende do próprio consumidor. Ele é que testa sua própria sorte. Basta pegar, achar e ganhar. A prática tem revelado que é a mais eficiente das mecânicas de promoção de vendas. Achou, ganhou! Essa sua rápida mensagem.
SORTEIOS
Neste caso os resultados devem obedecer a extração da Loteria Federal, ou a combinação de números, de acordo com os mesmos resultados. O sorteio só pode ser feito para produtos cujo custo seja igual a 40% do maior salário mínimo vigente no País. O processo é a entrega de cupom ou elemento sorteável, numerado, e vence aquele que tiver o número coincidente com a da Loteria,