Promoção de vendas
1. INTRODUÇÃO
A promoção de vendas é um canal direto com o consumidor e pode ser definida como um conjunto de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida, repetidas vezes ou em maior quantidade de produtos ou serviços específicos por parte do consumidor e do comércio, ou seja, a promoção de venda é uma técnica de promover vendas. Promover implica fomentar, ser a causa, dar impulso, fazer avançar, provocar, desenvolver, originar e favorecer as vendas. Ela não implica propriamente em vender, mas agenciar, esforçar, empenhar-se, através de qualquer idéia ou ação para que isso aconteça.
Partindo de seu conceito estritamente singular, podemos definir promoção de vendas como qualquer esforço feito para comunicar e promover empresas ou produtos, sem utilizar mídias convencionais, podendo ser uma ação ou conjunto de ações defendidas em uma mensagem objetiva de comunicação ou em uma situação simples, como um evento ou patrocínio. Com tal aproveitamento, pode-se dizer que a promoção tem como objetivo convencer o consumidor a comprar um produto específico através de ações como prêmios, descontos, brindes, exposições de qualidades e vantagens do produto, e suas características estruturais, levando em consideração sua utilização isolada das demais formas de divulgação, são a evidenciação de qualidades reais e racionais do produto e a proximidade com o público alvo e com o momento de decisão desse público sobre o que comprar. A promoção está, portanto, na essência da propagação de uma mensagem publicitária.
2. Promoção de vendas
Enquanto a propaganda oferece uma razão para a compra, a promoção de vendas oferece um incentivo à compra. A forma com que a promoção é trabalhada normalmente implica um uso com objetivo de obter resultados imediatos, como as promoções comumente vistas em supermercados e lojas de departamentos. Sua função acaba sendo assim a de estabelecer uma ligação entre o