Promoção de vendas
Por muitos anos a promoção de vendas vem sendo utilizada para melhorar as vendas e gerar uma rotatividade de estoque maior, baixando os preços e atraindo novos consumidores.
Esse texto tem como objetivo explicar os conceitos de promoção de vendas, tornar claro os seus usos, objetivos e estratégias. Exemplificando e detalhando todo o processo dentro da promoção.
O conceito de Promoção de vendas vem sendo muito estudado pelos estudiosos da área. Por exemplo, para Sant’Anna (2001) A promoção de vendas é auxiliar os vendedores a desempenhar suas funções e a melhor maneira de auxilio é a administração de custos de venda. Outra forma é o fornecimento de um manual de vendas que facilite aos vendedores a apresentação de seus argumentos ao comércio.
Já para Pinho (2001) Segundo a American Marketing Association (AMA) promoção de vendas são aquelas atividades que estimulam as compras pelos clientes e ajudam na rotação dos estoques dos distribuidores.
Para Sant’Anna (2001) é algo que ocorre em torno do produto ou do ponto de venda. E pode-se defini-la como a pesquisa, estudo, afinação das ideias e iniciativas que possam conduzir a coordenação, ao melhoramento e desenvolvimento das vendas. Conforme explica Sant’Anna:
A publicidade leva o consumidor ao produto. A promoção de vendas traz o produto até o consumidor. A propaganda efetua a venda prévia na mente da clientela. A promoção atua sobre o consumidor no local da venda. (SANT’ANNA, 2001, p.24)
De acordo com Pinho (2001) a promoção de vendas envolve uma série de diversificada de instrumentos que podem ser agrupados segundo o campo de atuação em três áreas: Promoção dirigida ao consumidor, promoção dirigida aos lojistas e promoção dirigida aos vendedores.
A Promoção dirigida ao consumidor, que é desenvolvida pelo fabricante e pelo varejista tem como objetivo acelerar o processo de decisão de um publico alvo determinado. As ações do fabricante para o