Promovendo uma “cultura para a direção defensiva"
Em Junho de 2007 o sistema desenvolvido foi implantado em toda a frota de veículos e desde então os objetivos da solução foram atingidos. Atualmente a AES Sul exerimenta uma significativa melhoria na identificação e redução dos potenciais riscos de acidentes de trânsito, efetivo controle do uso inadequado da frota e redução das despesas com combustíveis e manutenções.
O trabalho que os autores apresentam na III Jornada Técnica AES Brasil demonstra os benefícios obtidos com a implantação da solução de monitoramento veicular e que poderá ser implantada em outras empresas da Corporação AES.
Promovendo uma “cultura para a direção defensiva”.
Felipe Martins Porcena e Ronaldo Silveira Perurena
I. INTRODUÇÃO
Este documento apresenta a importância do uso da ferramenta de monitoramento veicular conhecida como “controlador de velocidade”, cuja concepção foi realizada pela empresa “Aeroeletrônica” e implantada na AES Sul, em sua primeira fase, no ano de 2005. Em 2007 os autores desenvolveram um estudo para melhoria significativa da ferramenta a qual foi customizada pelo fornecedor e implantada em todos os veículos da empresa em Junho do mesmo ano. No presente trabalho técnico, encontraremos informações relativas às demandas organizacionais que motivaram a atualização do “controlador de velocidade”, sobre a funcionalidade da ferramenta e os concretos benefícios obtidos pela AES Sul, principalmente em relação à segurança dos colaboradores e a promoção de uma cultura para direção defensiva. Os autores demonstrarão que a ferramenta de baixo custo