Artes
1. Faça uma crítica comparativa entre a teoria x e a teoria y como dois estilos de direção nas empresas
Na teoria X, as organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, revela uma administração através de controles externa impostos ao indivíduo. Na teoria Y, parte da hipótese de que as pessoas são criativas e competentes e propõe um estilo de administração participativo, baseando-se nos valores humanos e sociais.
2. Apresente exemplos e características de empresas que utilizam o sistema 1, autoritário-coercitivo.
Neste esquema Likert retrata um sistema administrativo que controla de forma muito rígida todos os acontecimentos da empresa. Caracteriza-se por um processo decisório centrado apenas no topo da organização. O sistema de comunicação é precário, ocorre sempre de forma vertical, no sentido descendente. Não há comunicações laterais, e estas são vistas como prejudiciais aos objetivos da empresa, sendo vetadas as organizações informais. O sistema de recompensas e punições frisa as punições como o melhor meio de as pessoas obedecerem a risca as regras e as tarefas. Tornando, assim, um ambiente pesado. As recompensas são materiais e salariais, porém, raramente acontecem. São exemplos desse sistema as empresas de construção industrial, na qual usam mão-de-obra intensa e de nível baixo. 3. Apresente exemplos e características de empresas que utilizam o sistema 2, autoritário-benevolente.
É um sistema semelhante ao sistema 1, porém, é menos rígido. O processo decisório ainda se encontra na cúpula administrativa, mas pequenas decisões de natureza rotineira e simples são permitidas. O mesmo ocorre com o sistema de comunicação, este continua precário, porém, a cúpula facilita um pouco comunicações ascendentes e laterais. Há um acréscimo pequeno de confiança nas pessoas promovendo o relacionamento interpessoal. Ainda há ênfase nas punições, porém oferece recompensas salariais e raramente s