promocao a saude publica
Os programas de educação em saúde direcionados para crianças e adolescentes são em geral, realizados nas escolas, embora educar para a saúde seja responsabilidade de diferentes segmentos, a escola é instituição privilegiada, que pode se transformar num espaço genuíno de promoção da saúde, pelo que o importante papel das ações de promoção da saúde e de educação em saúde desenvolvidas dentro das escolas, com o intuito de garantir uma formação integral dos alunos. Os comportamentos espontâneos indivduais e coletivas não asseguram a saúde das pessoas, por isso existe a necessidade da instrução formal obrigatória que incorpore a promocao de saúde .No final dos anos 90, época da elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs), a avaliação da situação do ensino de saúde nas escolas considerou este tema como ainda predominantemente centrado nos seus aspectos biológicos.
Os conteúdos de saúde eram então prioritariamente trabalhados dentro da disciplina Ciências Naturais, com uma abordagem focada na transmissão de informações sobre doenças, seus ciclos, sintomas e profilaxias.
Nos dias atuais, a elaboração dos PCNs, estudos ainda comprovam que essa situação permanece inalterada. O ensino de saúde na escola ainda é centrado nos aspectos biológicos e também ainda é principalmente trabalhado nos conteúdos de Ciências Naturais. Os projetos de educação em saúde na escola, em sua maior parte, são realizados nas aulas de Ciências ou de Biologia, muito embora os assuntos estejam relacionados ao tema transversal Saúde, ou seja, tema a ser trabalhado em todas as disciplinas do currículo escolar e o papel da escola vem se tornando cada vez mais importante na formação de hábitos saudáveis. Nesse ambiente, deve haver espaço para educadores e alunos discutirem questões sobre saúde, mas para isso é fundamental que os educadores tenham formação e conhecimento suficiente tambem a sensibilização e a formação do corpo docente têm importância fundamental para que