Resenha - TRI
Curso: Relações InternacionaisDisciplina: Introdução ao Estudo das Relações InternacionaisProfessora: Isabela Gerbelli Garbini RamanziniPeríodo: 1º (primeiro)Nomes: Flávio Gonçalves Silva; Karine Cristina Santos; Leonardo Rodrigues Taquece; Marília Soares Leite; Victor Rodrigues de Paula.
Quais são os atores internacionais envolvidos na questão?
Os atores internacionais diretamente envolvidos na questão são Bolívia, França e Espanha. No entanto, diversos países se envolvem indiretamente com o caso retratado na notícia, dentre eles podemos citar, Equador, Venezuela, Cuba, Peru, Uruguai, Argentina e Brasil por um lado e os Estados Unidos por outro. Além desses, como organizações internacionais, envolvem-se também de maneira indireta o Mercosul, a União Europeia e o Unasul de forma que o incidente é potencialmente influente nas negociações que serão travadas entre tais blocos futuramente.
O episódio narrado no texto demonstra as relações de poder presentes nas relações internacionais. Identifique as fontes de poder (naturais, tangíveis e intangíveis) dos atores internacionais envolvidos na questão.
As fontes de poder dos atores internacionais envolvidos na questão que podem ser identificadas são: as naturais e as intangíveis. Entre as naturais, podemos citar a posição geográfica dos países, visto que a soberania aérea é também uma questão territorial que influenciou na limitação da locomoção do avião que levava Evo Morales. Entre as fontes intangíveis podemos citar: o apoio público, caracterizado pela comoção dos países da América Latina acerca do ocorrido; a imagem nacional, que os países europeus passaram para a comunidade internacional após a tensão; e as questões de liderança, que envolvem os presidentes, chanceleres e líderes dos países em questão.