Saúde pública: promoção da saúde na terceira idade
Promoção da saúde na terceira idade
O presente artigo relata uma breve reflexão e análise sobre as políticas, os problemas e o descumprimento dos direitos do idoso no setor de saúde ainda fazem uma breve abordagem sobre o crescimento populacional idosa brasileira.
Integrante:
Silvia Cristina Abreu Cruz
09/11/2010
SAÙDE PÙBLICA: Promoção da Saúde na Terceira Idade Ao longo da história constituíram-se em nossa sociedade diferentes práticas sociais dentre elas está o descumprimento dos direitos do idoso no acesso a saúde básica, essa análise foi feita durante a construção desse artigo através de pesquisas bibliográficas, cujo objetivo é analisar como essas práticas tem provocado efeitos negativos no sistema de saúde, incentivando o crescimento da demanda por atendimento público de saúde. Utilizando uma metodologia de cunho descritivo com bases em dados secundários citados no IBGE, OMS CFESS e SUS, abordaremos a importância do profissional de Serviço social como agente comprometido com a emancipação humana voltados para o enfrentamento das questões sociais, amenizando as questões de violência e desigualdade ao idoso dentro do sistema de saúde.
PALAVRAS CHAVE: Saúde do idoso, Serviço Social e SUS
1.INTRODUÇÃO
Ao refletirmos sobre o envelhecimento podemos dizer que é um processo contínuo de diminuição de reserva funcional do indivíduo, que em condições normais não costuma provocar qualquer problema, no entanto, em condições de sobrecarga acarretam vários fatores como, doenças, acidentes e stress emocional. O envelhecimento da população brasileira tem provocado uma rápida mudança nos aspectos de saúde nas quais surgem as enfermidades crônicas e fatores de risco, necessitando medidas de caráter preventivo e de promoção é nesse cenário que iremos detectar os problemas e as deficiências na saúde. Tais fatos implicam no aumento a procura constante por serviços de saúde, para o controle de doenças crônicas