Prometeu Agrilhoado
Ano Letivo de 2012/2013
Unidade Curricular: HISTÓRIA E TEORIA DAS ARTES DO ESPECTÁCULO
Docente: Ana Teresa Pereira
MODELO DE ANÁLISE DRAMATURGICA
1.Situações ou ações – Por ordem de Júpiter, Vulcano prende Prometeu a uma rocha na inóspita Cítia; O Poder supervisiona seu trabalho. Prometeu lamenta-se, mas diz que previu tudo, sabe o que irá acontecer no futuro e que Júpiter ainda precisará dele. O Coro chega e lamenta a sorte de Prometeu, que volta a dizer que no futuro Júpiter dependerá de seu auxílio.
Prometeu relata a Vulcano a luta de Júpiter contra os titãs, como evitou que a humanidade fosse destruída por ele, e os benefícios que obteve para os mortais. Oceano vem visitá-lo, exorta-o a dirigir-se com humildade a Júpiter e diz que tentará interceder em seu favor, mas Prometeu o dissuade.
O Coro lamenta novamente o destino de Prometeu; ele conta que todas as artes vieram aos homens através dele: a construção de casas e navios, a domesticação de animais, a escrita, os números, os remédios, a adivinhação, etc. O Coro diz que é perigoso contrariar Júpiter, e recorda as núpcias de Prometeu.
Chega a errante Ió, na forma de uma novilha, perseguida desde Argos pela incessante picada de um inseto enviado pela ciumenta Hera. Ela conta a Prometeu e ao Coro suas desventuras, e Prometeu revela as coisas que irão acontecer-lhe até chegar ao seu destino, o Egito, e que um de seus descendentes o libertará um dia. Ió foge, aguilhoada pela picada do inseto.
O Coro canta que "o bem supremo é a mulher se casar segundo a própria classe", e esperam que Júpiter nunca olhe para elas.
Prometeu revela finalmente ao Corifeu que o filho gerado por Júpiter em um casamento próximo o destronará, e que somente ele sabe como impedi-lo. Hermes aparece e interroga-o, mas Prometeu orgulhosamente recusa-se a revelar qualquer coisa. Hermes avisa que Júpiter lhe dará novos castigos: um trovão o lançará no fundo da terra e, quando voltar à