Prometeu
UNIDADE TEMÁTICA 1 O SUJEITO LÓGICO-PSICOLÓGICO
TEMA-PROBLEMA 1.1. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OU O FOGO DE PROMETEU nobre que a dos outros animais, com a verticalidade própria dos deuses; depois, foi ao Céu, junto do Sol, onde acendeu uma tocha que trouxe para a Terra, ficando o fogo a ser para o homem um meio de protecção incomparavelmente melhor, quer em relação aos mamíferos e às aves, quer à sua força e à sua rapidez. E ora, embora débil e mortal, A humanidade tem o fogo chamejante, a partir do qual Aprende muitas artes.”
Edith Hamilton, A Mitologia
1. PROMETEU E A GÉNESE DO CONHECIMENTO HUMANO
PARA INICIAR O DEBATE • Devemos ousar saber mais, ou acomodarmo-nos ao que sabemos? • Há alguma diferença de relevo entre o Homem e o Animal? • A Ciência é a mãe de todo o progresso ou a raiz de todos os perigos?
O fogo de Prometeu: fragilidade e força do ser humano
Desde tempos imemoriais que a história da humanidade está marcada por mitos, ou seja, por histórias sagradas sobre seres divinos, semidivinos e humanos, que, por se constituírem como manifestação dos poderes sagrados, se tornam o modelo de todas as actividades humanas significativas. Pela repetição de certas palavras e gestos primordiais, o mito torna-se uma realidade viva. Neste contexto mitológico, muitos foram os seres que pagaram cara a ousadia de conhecer e de saber mais. Adão e Eva são expulsos do Paraíso, por terem colhido o fruto da Árvore do conhecimento do Bem e do Mal. Ícaro morre por desejar voar alto demais. Prometeu é duramente castigado por roubar ao Olimpo o segredo do fogo, para o entregar ao Homem. “Por esta altura as circunstâncias eram favoráveis ao aparecimento da humanidade. Até já se encontravam determinados os lugares destinados aos bons e aos maus, após a morte. Era tempo de o homem ser criado. Há mais do que uma versão sobre o modo como tudo terá acontecido. Alguns afirmam que a tarefa terá sido confiada pelos deuses a Prometeu, o titã que tomara o