Prometeus
Portanto a excelência não é fruto de um feito e sim de um hábito.” Aristóteles
Muito mais importante do que saber aprender sempre é o querer aprender sempre! Pessoas e organizações, ou ainda, as pessoas nas organizações — e fora delas, têm consciência de que devem reciclar-se continuamente (isto é saber – ter consciência). Entretanto a priorização particular de cada problema a ser tratado no dia a dia faz com que esta necessidade seja colocada em segundo plano (isto é querer – priorizar coisas e pessoas).
Não basta falar em métodos, ferramentas e técnicas para a melhoria contínua. É preciso adotar a idéia como uma filosofia de vida que leve em conta um profundo conhecimento da natureza humana para que se faça a conexão entre seu caráter atual e caráter ideal. Como valor estruturado por emoções profundas, a filosofia do aperfeiçoamento contínuo só pode ser transmitida pelo exemplo direto, mais do que pela pregação sem o correspondente exemplo.
Na atualidade, o cansaço produzido pela constante necessidade de parecer e de ter está induzindo, ao que parece, a necessidade de ser. Aparentemente tudo está levando a que se adote uma filosofia de melhoria contínua do caráter, com a melhoria contínua do produto sendo apenas um meio e, ao mesmo tempo, o reflexo desse objetivo maior.
A Astúcia de Prometeu
Os homens desde o princípio se questionaram sobre a sua origem. Várias tentativas de respostas surgiram no decorrer da história, dentre elas, a mitologia grega.
Prometeu ficou responsável em criar um ser que seria a imagem e semelhança dos deuses, o homem.
Epimeteu ficou responsável em criar outros seres.
Os animais de pequena estatura, Epimeteu compensava com velocidade, ou com capacidade de se esconder, camuflar. Os animais maiores, apesar de não serem tão ágeis, tinham força. Todos tinham algo que os ajudavam a se manter vivo na natureza.
Quando Prometeu foi cria o homem,