Prokofiév - O músico da Revolução Russa
Prokofiev demonstrou bem cedo seus dotes musicais. Aos nove anos ele compôs sua primeira ópera, O Gigante, assim como uma abertura e outras peças. Em 1902, sua mãe conseguiu uma audiência com Sergei Taneyev, diretor do Conservatório de Moscou. Taneyev sugeriu que Prokofiev começasse a ouvir aulas de composição com Alexander Goldenweiser e Reinhold Glière, com quem Prokofiev teve duas aulas em um verão em Sontsovka. Quando aprendeu a base teórica musical necessária, dedicou-se definir o que seria o seu estilo musical.
Um dos traços característicos de seu estilo é o brilhante humorismo. Mas este estilo variou muito, no tempo, entre sutilezas requintadas e fortes acentos populares, entre o nacionalismo russo e o Neoclassicismo.
Pouco tempo depois, em 1904 ele se mudou para São Petersburgo e se inscreveu no Conservatório de São Petersburgo. Nesse momento, ele já havia composto mais duas óperas, e já estava trabalhando na quarta. Ele passou nos testes e começou seus estudos de composição no mesmo ano. Sendo muito mais jovem que seus colegas de classe, era visto como excêntrico e arrogante. Em 1908 ele estreou como pianista. No ano seguinte, gradou-se em composição, e continuou no conservatório para focar-se em piano e condução.
No ano seguinte, seu pai morreu, o que resultou no fim do seu suporte econômico. Mas ele já tinha certa reputação como compositor, apesar de causar escândalos frequentemente com seus trabalhos. Seus dois primeiros concertos para piano foram compostos nessa época, o que valeram-lhe má fama como músico contra a linha nacionalista russa. No ano de 1914, terminou o curso do Conservatório em São Petersburgo com as mais altas classificações. Ele compôs a ópera O Jogador, com