HEIFETZ
1 – VIDEO ABERTURA DOCUMENTÁRIO “GOD’S FIDDLER” https://www.youtube.com/watch?v=TthM8EWz2Tk 2 – APRESENTAÇAO BIOGRAFICA
TIAGO
(powerpoint com slide de data de nascimento e morte)
Jascha Heifetz nasceu a 2 de Fevereiro de 1901 na Lituânia e morreu a 10 de Dezembro de 1987 na Califórnia.
Foi casado 2 vezes, sendo a primeira em 1928, com Florence Vidor, actriz de cinema mudo. Esta tinha uma filha de sete anos chamada Suzanne que Heifetz adotou. O casal teve mais dois filhos, Josefa (1930) e Robert (1932 - 2004), antes de se divorciar em 1945.
Dois anos depois casa com Frances Spigelberg e deste casamento nasce mais um filho, Joseph.
2 anos depois este casamento acaba em divóricio.
O seu filho Joseph é fotografo e actualmente reside na Austrália.
PEDRO
(powerpoint com foto de heifetz criança)
A carreira de Heifetz foi uma das mais impressionantes entre os violinistas do séc. XX. Com apenas 8 anos o violinista apresentou-se pela primeira vez ao público na cidade de Kaunas, na Lituânia. No ano seguinte entrou no Conservatório de S. Petersburgo e lá estudou com Leopold Auer. Os seus primeiros concertos nesta cidade cedo criaram sensação.
KAUNAS – 1ª APRESENTAÇÃO PÚBLICA AOS 8 ANOS DE IDADE
11 ANOS DE IDADE ESTREIA-SE EM BERLIM
Aos 11 anos Heifetz fez a sua estreia em Berlim, tocando com a Orquestra Filarmónica de Berlim, surpreendendo grandes violinistas que assistiam ao seu concerto, nomeadamente Carl Flesh, Hugo Heerman, Willy Hess e Fritz Kreisler
MARIANA
Em 1917, após a Revolução Russa, Heifetz muda-se para os EUA e estreia-se nesse mesmo ano no Carnegie Hall. Esta foi considerada “uma das mais sensacionais estreias da história da música” e foi extremamente aclamada na imprensa deste país. (apresentação - falar do diálogo de Misha Elman) Nos dois anos seguintes, Heifetz fez tours por todo o país, bem como tours por todo o mundo.
1917 MUDA-SE PARA EUA E ESTREIA-SE NO CARNEGIE HALL
GRAVA INÚMERAS OBRAS DURANTE 55 ANOS
Foi nos EUA que o violinista