Trabalho
Atualmente, busca-se a interação da liderança com todos os membros, fazendo com que participem dos objetivos, da política, das necessidades da empresa, em busca da descentralização das atividades e autonomia, proporcionando a todos vivenciar e respirar a visão da empresa.
Chiavenato, Idalberto (1992, p.137) define liderança como uma “influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”. Pode se entender líder como aquele que influencia as pessoas, exerce determinado controle e poder em busca de atingir resultados.
As empresas buscam pessoas que comprometam com a organização e consiga satisfazer os clientes, que estão mais exigentes por agilidade, qualidade, preço, assim, os colaboradores podem ser o diferencial no mercado tão competitivo. Neste contexto, o artigo buscou responder a seguinte questão: Quais os desafios dos líderes organizacionais e as competências a serem desenvolvidas para uma gestão participativa?
Na experiência de anos como grande líder de sucesso da General Eletric, Jack Welch (2005, p.82) destaca que a “liderança é desafiadora, todo esse espetáculo de equilíbrio diário, todas as atribuições, todas as pressões”.
Os objetivos do presente artigo são: apresentar os principais conceitos de liderança e seus tipos; analisar a relação entre colaboradores e líderes