COERÊNCIA TEXTUAL
A coerência refere-se à unidade das ideias abordadas no texto. Um texto coerente precisa, começar, continuar e terminar falando sempre do mesmo tema, variando apenas os assuntos, acrescentando novidades. Por exemplo, ao fazer um texto sobre futebol podemos falar de vários assuntos dentro deste mesmo tema, como, as regras do futebol, os times de futebol, os jogadores de futebol, etc.
Existem alguns tipos de coerência:
* Coerência semântica que consiste na utilização do vocabulário correto para o momento certo, depende de que as palavras estejam no sentido correto dentro do contexto. ouvem-se vozes exaltadas para onde acorreram muitos fotógrafos e telegrafistas para registrarem o fato.
* Coerência sintática que está relacionada à organização das palavras na frase, ou seja, utilização de pronomes e demais meios sintáticos de maneira que garanta o sentido pretendido.
Ex.: Então as pessoas que têm condições procuram mesmo o ensino particular. Onde há métodos, equipamentos e até professores melhores
* Coerência estilística que significa manter um único tipo de linguagem em todo o texto, formal ou informal. A falta desta coerência não chega a afetar a fácil interpretação do texto, mas o ideal é manter um padrão único, o padrão que esteja mais adequado a situação.
O ilustre advogado tem consciência de que sua petição não vai prosperar, pois o cliente enfiou o pé na jaca. Coerência pragmática que ocorre quando o texto apresenta atos de fala e uma pessoa ao comunicar-se com a outra deve obter uma resposta que esteja relacionada ao que foi perguntado. A falta dessa resposta ou uma resposta diferente do que foi perguntado caracteriza a incoerência.
A: Você pode me dizer onde fica a Rua Alice?
B: O ônibus está muito atrasado hoje.
Tipologia Textual
Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um