resumo literario
1. a contabilidade brasileira e seus princípios fundamentais
As Normas Internacionais de Contabilidade – Internacional Accounting Standard (IAS), atualmente conhecida como normas IFRS (International Financial Reporting Standard) representam um conjunto de pronunciamentos contábeis publicados e revisados pelo International According Standards Board (IASB).
As normas IFRS foram adotadas pelos países de União Européia, a partir de 31 de dezembro de 2005, com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas publicadas pelas empresas abertas daquele continente. A iniciativa foi internacionalmente acolhida pela comunidade financeira e atualmente mais de cem países do mundo já aderiram a essas regras contábeis, inclusive o Brasil e outros tantos têm projetos oficiais de adesão. O objetivo é a convergência das normas contábeis para padrão de contabilidade internacional.
Comitê de Pronunciamento Contábil (CPC), criado pela Resolução CFC n° 1.055/2005, tem como meta o estudo, o preparo e a emissão de pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, levando em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.
Em 30 de outubro de 2009, foi divulgado o Pronunciamento Técnico CPC 37- Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade, que teve com objetivo garantir que as primeiras demonstrações contábeis de uma entidade de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo International Accouting Standards Board (IASB), doravante referenciadas como International Financial Reporting Standards (IFRS), e as demonstrações contábeis intermediárias para os períodos parciais cobertos por essas demonstrações contábeis contenham informações de alta qualidade e que:
Sejam transparentes para os usuários e comparáveis em relação a todos os períodos apresentados;
Proporcionem um ponto de partida adequado para as contabilizações de acordo com