Projétil
Resumo
O movimento descrito por um projétil é composto por duas dimensões, sendo chamado de movimento bidimensional. São elas: horizontal e vertical, caracterizando uma trajetória parabólica.
O lançamento pode ser descrito por um projétil situado a uma altura h, acima do solo, e com uma velocidade V0 > 0, considerando V0 no último instante antes que o projétil saia da rampa de lançamento e inicie o movimento bidimensional.
Foi calculado a equação referente ao lançamento do projétil, através de regressão e também através do alcance do mesmo. Calculou-se também a velocidade com a qual o projétil sai da rampa de lançamento, esta também é calculada com base no alcance e nas velocidades de cada dimensão horizontal e vertical.
INTRODUÇAO
Princípio da Independência dos Movimentos
O movimento do projétil é um movimento bidimensional, sendo realizado nas direções horizontal (x) e vertical (y). Este movimento é composto de dois tipos movimentos: movimento uniforme na direção horizontal e movimento uniformemente variado na direção vertical. Galileu já sabia disto no século XVI, e baseando-se em fatos experimentais, enunciou o Princípio da Independência dos Movimentos, que diz o seguinte: "Quando um móvel realiza um movimento composto cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem." No nosso caso este princípio se aplica, porque o movimento na direção horizontal se realiza uniformemente, independente do movimento na vertical que é uniformemente variado.
Movimento Horizontal
Quando um corpo é lançado horizontalmente no vácuo, ele descreve, em relação à Terra, uma trajetória parabólica. Esse movimento pode ser considerado, de acordo com principio da simultaneidade, como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes:
Queda Livre e Movimento Uniforme.
Na horizontal (movimento uniforme) temos que: * V = S/t Na vertical movimento