projr
A construção civil é um dos setores econômicos de maior impacto no meio ambiente. Entre os impactos causados por essa atividade, pode-se citar o elevado volume de resíduos gerados, que, na maioria dos municípios brasileiros, são depositados irregularmente, intensificando os problemas de saneamento nas áreas urbanas.
A quantidade de resíduo gerado pela construção civil demonstra o grande desperdiço de materiais, o custo desse desperdício é distribuído por toa à sociedade, não só pelo aumento de custo final da obra como também pelas taxas paga para a remoção e tratamento do resíduo.
A reciclagem e o reuso de resíduos sólidos são medidas que propõe uma solução no inevitável desperdiço de materiais, pois possibilita a reutilização da matéria-prima e diminui a demanda por mais matéria e o consumo energético, alem de proteger o meio ambiente.
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 TEMA A Reutilização e Reciclagem de Resíduo da Construção Civil
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A reutilização e reciclagem de materiais na construção civil tratam de transformar os resíduos das obras, normalmente encarados como entulhos e caliça, em produtos comerciais que possam ser novamente utilizados. Com isso, criar oportunidades de reuso e reciclagem que se traduzam em sustentabilidade social e ambiental na construção civil.
1.3 LOCAL Manaus – AM
1.4 LINHA DE PESQUISA
Engenharia Civil
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver meios sustentáveis para a reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos pela construção civil, reduzindo o desperdício de materiais.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) diminuir o número de áreas de deposição clandestina, reduzindo o gasto da administração pública com o gerenciamento de resíduos;
b) organizar um sistema de coleta eficiente de resíduos;
c) produzir materiais de construção com baixo custo e excelente desempenho.
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Tendo em vista que o resíduo sólido de construção civil e demolição