exilados da ditadura militar a Brasil
O que significa?
Expulso de sua pátria; proscrito; banido; degredado; desterrado.
O exílio (do latim exilium banimento, degredo) é o estado de estar longe da própria casa (seja cidade ou nação) e pode ser definido como a expatriação, voluntária ou forçada de um indivíduo.
Também pode-se utilizar as palavras, banimento, desterro ou degredo. Alguns autores utilizam o termo exilado no sentido de refugiado.
A intolerância do regime instaurado pelo golpe civil-militar de 1964 promoveu o exílio de inúmeros brasileiros nas décadas de 1960 e 1970, afastando e eliminando as diferentes gerações que lutavam por diversos projetos: reformas de base, revolução social, redemocratização. Embora distintos, a ditadura trataria a todos com intolerância, retratada pelo conhecido lema: Brasil, ame-o ou deixe-o.
Embora carregado da conotação de castigo e punição, o exílio não deixou de ser um incômodo para a ditadura. A condenação à morte dos presos trocados por diplomatas estrangeiros o expressava.
CAETANO VELOSO
Profissão: Músico
Origem: Bahia
País de exílio: Inglaterra
Data do exílio: 1969
Data do retorno: 1972
O que fazia em 1964: Em junho, lançava o show 'Nós, Por Exemplo', com Caetano, Gil, Bethânia, Gal e Tom Zé, entre outros, inaugurando o Teatro Vila Velha, em Salvador. O espetáculo misturava canções e textos e se tornaria um dos mais influentes para as gerações seguintes. Seu primeiro disco, 'Domingo', em parceria com Gal Costa, sairia em 1967.
GILBERTO GIL
Profissão: Músico
Origem: Bahia
País de exílio: Inglaterra
Data do exílio: 1969
Data do retorno: 1972
O que fazia em 1964: Em junho, lançava o show 'Nós, Por Exemplo', com Caetano, Gil, Bethânia, Gal e Tom Zé, entre outros, inaugurando o Teatro Vila Velha, em Salvador. O espetáculo misturava canções e textos e se tornaria um dos mais influentes para as gerações seguintes. Em dezembro,