Trabalho Oficial Projr Oes Cartograficas
1625 palavras
7 páginas
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICASPROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Trabalho entregue como requisito para obtenção de nota para o componente curricular de geografia com a orientação da professora
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Projeção Cônica
3. Projeção Cilíndrica
4. Projeção Azimutal ou Plana 4.1 Por que o nome projeção azimutal? Onde foi usado?
5. Mercator
6. Peters
7. Goode
1. Introdução
Para a prática da ciência cartográfica é de fundamental importância a utilização de recursos técnicos, e o principal deles é a projeção cartográfica.
A representação da superfície terrestre em mapas, nunca será isenta de distorções. Nesse sentido, as projeções cartográficas são desenvolvidas para minimizarem as imperfeições dos mapas e proporcionarem maior rigor científico à cartografia.
Não existem projeções melhores ou piores. Cada uma se adapta a determinadas finalidades. Mas nenhuma resolve o problema da distorção quando há representação da curvatura da Terra numa superfície plana.
Neste trabalho iremos detalhar algumas projeções como: projeção cônica, projeção cilíndrica e projeção azimutal ou plana. Também iremos falar sobre alguns importantes cartógrafos como: Mercator, Peters e Goode.
2. Projeção Cônica
A superfície terrestre é representada sobre um cone imaginário envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos são linhas retas convergentes para os polos. Nessa projeção, as distorções aumentam conforme se afasta do paralelo de contato com o cone. A projeção cônica é muito utilizada para representar partes da superfície terrestre.
Este é um tipo de projeção bastante utilizado para mapear regiões temperadas do globo. Pelo fato de nesta projeção os meridianos convergirem para um mesmo ponto. Este cone pode ser de Norte e de Sul, dependendo da porção que se quer mapear. A figura abaixo é um exemplo de