projetos
SOMOS DIFERENTES
Justificativa:
Perante a diversidade cultural podemos perceber cada vez mais crianças de diversas origens em sala, sendo que algumas já trazem preconceitos de casa, discriminando os amigos por possuírem características diferentes das suas. Com esse projeto, queremos abordar algumas diferenças entre as crianças, mostrando que mesmo diferentes todos devem ser respeitados e podem ser amigos. Observando a turma do 1º Período Integral percebemos a necessidade de trabalhar este tema, pois este ano recebemos uma criança com Síndrome de Down, que despertou a curiosidade do grupo, por ela possuir algumas características que a diferenciam das demais. Então surgiram algumas dúvidas sobre como trabalhar com as crianças as diferenças e as deficiências, pois sabe-se que a política de inclusão educacional traz benefícios para todos, mas também lança novos desafios para as instituições, professores e sociedade.
"Considerava-se que a deficiência era um problema que estava na pessoa e, portanto, era a pessoa que precisava ser modificada (habilitada, reabilitada, educada) para tornar-se apta a satisfazer os padrões aceitos no meio social (família, escola, emprego, ambiente). Quem não estivesse pronto para ingressar imediatamente na escola, precisava ser “preparado”, por uma classe especial ou escola especial, até ser considerado aceitável. A partir dos anos 80, esse modelo começou a ser questionado. Já nos anos noventa, estava consolidado o novo conceito proposto: o da inclusão (GIL, 2005, p.30)".
Iniciaremos o projeto abordando as diversas etnias existentes na sala, pesquisando a origem do sobrenome de cada criança, ressaltando a cultura, folclore, curiosidades, gastronomia, enfim informações interessantes sobre os países, de acordo com a origem do sobrenome. Após realizada esta primeira etapa, daremos ênfase aos cinco sentidos, destacando algumas deficiências que