Hayek
Nasceu em Viena, Austria, em 08/05/1899, filho de August Von Hayek, medico que optou pela pesquisa e por lecionar como professor em algumas universidades. O jovem Hayek optou por estudar economia, embora tivesse interesse por psicologia, estudou na Universidade de Viena, onde se formou Doutor em Direito em 1921, e em Ciências Politicas em 1923. Cursou o pós-doutorado na New York University, entre 1923 e 1924. O jovem Hayek era socialista moderado (partidário das ideias de Fabian ), modelo que abandonou em meados de 1922, e que criticou anos depois em diversas obras. Acreditava que a planificação da economia não poderia funcionar, e defendia o livre mercado, sem intervenções do Estado.
A partir de 1927, dirigiu o Instituto Austríaco de Pesquisas Econômicas, cargo que acumulou, a partir de 1929, com o de professor de economia na Universidade de Viena. Em 1929 publicou A teoria monetária e o ciclo do comercio. Entre 1931 e 1950 assumiu a cátedra de London School of Economics, tendo sido transferido para a Universidade de Cambridge durante a II Guerra Mundial. Em 1938 ganhou a cidadania britânica, Nesse período, escreveu vários livros, dos quais destacam-se: A teoria pura do capital (1941); Nacionalismo monetário e instabilidade internacional (1937) e o Caminho da servidão (1944), obra que relaciona o Socialismo ao Nazismo ( o qual classificou como Nacional-Socialismo), defendendo que o controle do Estado na economia seria uma espécie de totalitarismo. Essa obra destruiu a crença fátua no socialismo moderado.
O caminho da servidão, é um dos trabalhos mais conhecidos de Hayek. Foi através desse trabalho que o autor passou a ser conhecido mundialmente. Nessa época foi muito criticado, por sua obra, na qual ele defende o mercado liberal, sem que o governo interferisse, esse trabalho foi feito para alertar seus compatriotas britânicos sobre os perigos do socialismo. Seu argumento básico era que o controle governamental sobre nossa vida