Projetos
O presente trabalho é objeto da primeira avaliação em grupo da disciplina de Marketing Aplicado a Projetos, ministrada pelo Professor Jorge Arantes Pinto de Abreu, do curso de pós-graduação em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Projetos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Para desenvolvimento deste trabalho, foi explorado o artigo “Conheça quem não é seu cliente e descubra seus novos mercados” de Peter Ducker, publicado na Folha Management nº 1 – São Paulo em 14 de agosto de 1995, no qual o autor salienta que os consumidores se dividem por estilo de vida e não mais por faixa etária e defende que, atualmente, apesar das mudanças de mercado se iniciarem a partir dos não-clientes, algumas empresas têm se preocupado exclusivamente com seus clientes, relegando a segundo plano o que entende ser a parcela mais expressiva do mercado.
Peter Drucker ainda apresenta, no mesmo artigo, alguns pontos necessários para posicionar a empresa em um novo cenário, sendo possível, com base no texto, destacar a Internet como fator de redefinição dos hábitos de consumo em grandes cidades.
O grupo discutiu, em um primeiro momento, três questões, propostas pelo Professor, sobre o comportamento das empresas e do mercado brasileiro em relação aos clientes e não-clientes. Realizados os debates internos, o entendimento e posicionamento do grupo quanto aos questionamentos levantados foi previamente apresentando em sala aula e, após consolidado, exposto no presente documento. As questões propostas foram:
Antes de se apresentar o resultado do trabalho, vale registrar que Peter Ferdinand Drucker foi filósofo e economista, nascido na Áustria em 1909, considerado, mesmo após a sua morte em 2005, o Único Pai da Gestão moderna, o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da Globalização na economia em geral e em particular nas organizações. Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de Ciências Sociais da