Projetos
A discriminação pode acontecer por sexo, idade, cor ou racismo, estado civil, religião, classe social ou por ser portadora de algum tipo de deficiência. Ocorre discriminação também quando a pessoa possui alguma doença, por sua opção sexual, pela sua aparecia e vários outros motivos.
Sabemos que todas as pessoas, não importa suas diferenças (cor, sexo, classe social etc...)
“possuem direitos econômicos, sociais e culturais iguais”. Mas percebemos que ainda existem pessoas que não têm essa compreensão e agem de forma discriminativa.
Porque existe tanta discriminação no Brasil?
Lendo um pouco mais sobre esse assunto percebi que os vários tipos de racismo “surgiram desde o início da civilização, começando nos gregos indo para os romanos e continuando na idade média.”
O racismo dos tempos antigos eram basicamente uma rejeição daquela pessoa que era diferente. “Segundo o historiador Heródoto, os antigos egípcios evitavam a companhia de pessoas de rostos claros e cabelos ruivos, como alguns gregos, por considera-las maléficas.”
Mas a discriminação no decorrer da sua história era manifestada também na forma de escravidão e na religião. Quem não era cristão além de discriminado, era perseguido.
Os negros, por sua vez, sofreram a discriminação racial, através da escravidão. “Eram tratados de forma diferenciada dos brancos.” Não eram respeitados, valorizados, apenas usados como mão-de-obra e totalmente excluídos de uma vida digna.
No decorrer da história observamos também que na época da colonização do Brasil, os índios também sofreram discriminação, “suas terras foram tomadas, foram usados como mão-de-obra escrava e comercializados.”
Posso concluir que ao longo da historia da humanidade, foram encontradas e relatadas varias manifestações do racismo, que surgiram em decorrência de não aceitar o outro em suas diferenças e pensar ser superior ou melhor dos demais e procurando inferiorizar os que eram diferentes. Com passar do tempo, o ser