Turbinas a vapor e a gas
INTRODUÇÃO
A versão moderna de turbina a vapor foi inventada por Charles Parson em 1884. Uma turbina a vapor é um equipamento que transforma energia térmica retirada do vapor em energia mecânica que pode ser usada para mover outros equipamentos ou um gerador elétrico. A turbina é um motor rotativo, seu elemento básico é o rotor que é formado por palhetas, hélices, lâminas ou cubos colocados radialmente ao longo de um eixo, de forma que o fluido em movimento crie uma força tangencial que faz o eixo girar. A turbina a vapor é o acionador mais utilizado no mundo.
O primeiro dispositivo a usar os princípios da turbina a vapor foi a Eolípila. Consiste em um câmara, esférica ou cilíndrica, com dois tubos curvados por onde o vapor é expelido. A força resultante faz com que o aparelho gire ao redor do eixo no qual ele é montado. A agua pode ser aquecida numa bacia ligada ao aparelho ou na própria câmara. A Eolípila foi inventada no Egito durante o Sec. I.
A turbina a vapor moderna foi inventada em 1884 pelo inglês Sir Charles Parson, cujo primeiro modelo foi conectado a um dínamo que gerava 7.5kW de energia. A turbina de Parson tornou possível a geração de energia elétrica barata e revolucionou o transporte naval. O modelo também era fácil de ser aumentado de tamanho e logo apareceram unidades com capacidade de gerar 50 000kW.
RINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
A turbina tem com objetivo transformar a energia, contida num fluxo de vapor, em trabalho mecânico. Sabe-se, da 2ª Lei da Termodinâmica, que somente parte da energia contida no vapor que chega à máquina poderá ser convertida em trabalho. O restante da energia permanece no vapor. O trabalho mecânico realizado pela máquina pode ser o acionamento de um equipamento qualquer, como, por exemplo, um gerador elétrico, um compressor, uma bomba. A energia, que permanece no vapor descarregado pela máquina, é, em muitos casos, simplesmente rejeitada para o ambiente, em um condensador. Em outras