Turbinas a gás e a vapor
Turbina a Gás e a Vapor
As turbinas a gás são motores térmicos que realizam a conversão da energia de um combustível em potência de propulsão, potência de eixo ou potência eléctrica.
Por serem máquinas de combustão interna realizam o processo de conversão da energia do combustível a altas temperaturas (começando com temperaturas da ordem de 1000ºC e terminando em temperaturas próximas de 500ºC).
A maior parcela da energia do combustível que não é aproveitada está nos gases de exaustão ainda a temperaturas
A invenção da turbina a gás e o desenvolvimento do seu projeto original foram feitos para accionamento de aviões e pesquisas de propulsão a jacto. O emprego de turbinas a gás para o accionamento de compressores, bombas e geradores foi adaptado, mais tarde. Devido a sua construção compacta, pequeno peso e a alta potência quando comparado com os motores tradicionais de combustão interna seu usa tem sido muito difundido para aplicações industriais.
Em 1930 FRANK WHITTLE apresentou a primeira patente de uma turbina a gás para produzir um jacto de propulsão. A turbina WHITTLE formou as bases das modernas turbinas a gás.
A primeira turbina a vapor foi construída em 1883 pelo engenheiro sueco Carl Gustav de Laval.
Utiliza-se esta turbina sobretudo para gerar electricidade ao queimar carvão pois com o auxílio do calor libertado na combustão do carvão, evapora-se água e o seu vapor impulsiona as turbinas que fazem girar os geradores eléctricos.
A turbina a vapor é uma máquina exotérmica de circuito fechado na qual o vapor de água produzido numa caldeira é lançado a grande pressão e velocidade sobre umas rodas de pás ou aletas, fixas e móveis, onde se expande e finalmente se condensa antes de ser reintroduzido na caldeira.
OBJETIVO
Explicar o funcionamento termodinâmico do ciclo de uma turbina a gás e a vapor e apresentar suas aplicações na indústria. Será desenvolvido e relacionado à teoria aprendida em sala